30 de junho de 2011

Recordar o "Externato do Gato" - I



A reunião de hoje [realizada em Março de 2005, no então "Café com Letras", hoje "Sabor & Art, na Rua Cândido dos Reis, n.º 88, em Cacilhas] tem como objectivo congregar alguns dos antigos alunos do Externato Liceal de Almada.

Não possuindo um levantamento de arquivo histórico relacionado com o número exacto de estudantes que passaram pelo antigo Externato, concluindo ou não, o seu Ensino Secundário (5.º Ano dos Liceus), sabemos, no entanto, da importância que teve a sua existência durante várias décadas, para o Ensino e Formação da juventude de Cacilhas e do concelho de Almada.

O Farol – Associação de Cidadania de Cacilhas, entendeu que deveria promover este encontro, no âmbito das actividades do ciclo “Revisitar Cacilhas”, a fim de que antigos alunos do Externato pudessem reviver o seu passado escolar, e não só, decorridas que foram algumas décadas do seu afastamento da actividade escolar.

Relembrar o “Externato do Gato” como era conhecido, é evocar, em primeiro lugar, a figura ímpar do seu Director, o Dr. António Dâmaso da Silva. A sua personalidade de docente, com um acentuado perfil de homem da ciência marcou indelevelmente o carácter dos alunos, para cuja formação académica em pessoal contribuiu.



Felizmente, temos a oportunidade de saudar a Professora Suzete, que leccionou durante algumas décadas no Externato, ensinando exemplarmente Português e Francês a centenas de alunos.

Outros mestres de grande estrutura humana e profissional, membros do antigo corpo docente não podem ser esquecidos neste dia, como entre outros, os Professores Vasco, Rio, Abel, Joaquim, Cruz, Bizarro, sem esquecer o Dr. Oliveira grande cientista e co-autor com o Dr. Dâmaso do livro de exercícios de físico-química.

Ao evocar o Externato, recordamos também um suporte institucional – o edifício onde funcionava, o “Prédio do Gato” –, assim conhecido pelo seu gato preto pintado numa das janelas do sótão, cujo proprietário era D. Francisco de Melo e Noronha, personalidade ligada ao Ensino Oficial e escritor distinto de diversos volumes publicados desde 1888 e colaborador de numerosos jornais diários e regionais e revistas. Nasceu em 15 de Junho de 1863 e veio morar para Cacilhas ainda muito novo, na companhia de seus tios João de Melo Carneiro Zagalo e D. Teresa da Luz da Piedade Sacramento Noronha. Faleceu em 14 de Novembro de 1953.

O FAROL



3 comentários:

Manuela Ribeiro disse...

Foi com um misto de saudade e alegria que encontrei o vosso blog. Afinal, há mais gente que não esquece. Andei no Gato em 1959 1960 e 3º período de 1963. Tenho uma fotografia da turma do 5º ano de 1963 e gostava imenso de pôr nomes em algumas caras. Como é que posso "upload" a fotografia? Também têm alguma página no facebook? Era giro partilharmos estas recordações e, quem sabe, encontrarmo-nos algures...
Manuela Ribeiro

Adelaide Sereno disse...

Olá Manuela,eu também tenho muita saudade e maravilhosas recordações do colégio, das colegas e amigas e do pessoal docente.Lembras-te do 'ALAMISA'?Foi um grupo criado no seio da turma e que reunia algumas de nós (Arlete,Luisa,Adelaide,Manuela,Isaura,Stela e Anabela).Acho que são memórias que nos hão-de acompanhar sempre.pois remetem para uma fase de descoberta do mundo, da vida e de nós próprias.Penso que és a Manuela, minha vizinha e amiga de muitos anos.Grande abraço, adelaide

adnarim disse...

Mas que surpresa boa, Adelaide!Só hoje, 14 de Fev 2014 é que voltei a este blog e nem calculas a minha surpresa!
Gostava de partilhar contigo o pouco que tenho - umas fotos da nossa visita de estudo ao castelo de Palmela e outra da turma em que eu não estou e que me foi emprestada pela Conceição Caferra. Essa mesma foto está publicada num outro blog. Há já vários anos alguém na Anselmo deu-me o teu contacto, mas perdi-o. Há um erro no meu primeiro comentário. O último ano em que lá andei foi no 3º período de 1964, por isso é que não estou na foto. Vou procurar-te no facebook. Que saudades!
Beilinhos
Manuela